Morreu, na noite desta terça-feira (6), o diretor, ator e dramaturgo Robert Downey Sr., pai de Robert Downey Jr., aos 85 anos. Ele morreu durante o sono, de acordo com informações divulgadas pelo intérprete de Homem de Ferro nas redes sociais.
“Ontem à noite, meu pai morreu pacificamente durante o sono após anos lidando com as devastações provocadas pelo Parkinson. Ele era um cineasta verdadeiramente irreverente, que se manteve otimista o tempo todo. De acordo com os cálculos das minhas madrastas, eles tiverem casamentos felizes por uns 2.000 anos. Rosemary Rogers-Downey, você é uma santa e nossos pensamentos e preces estão com você”, escreveu Downey Jr., ao lado de uma foto do pai, quando jovem.
O principal título na filmografia de Downey Sr. é “Putney Swope”, uma sátira sobre um grupo de executivos de uma agência que precisa eleger um novo diretor. Na tentativa de alienarem seus desafetos da votação, eles acabam alçando o único homem negro da empresa ao posto. O longa foi lançado em 1969, na esteira do fim de leis segregatórias nos Estados Unidos.
O cineasta americano ainda levou às telas “Rebeldes da Academia”, de 1980, “Os Loucos Casais da Califórnia”, de 1990, que teve o próprio filho no elenco, e alguns dos episódios da série “Além da Imaginação”.