Um levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) apontou que, de 87.235 pessoas que tomaram a primeira dose (D1) da vacina contra a Covid-19, 60.221 ainda não compareceram aos postos de vacinação para receber o reforço (D2). Os números correspondem ao total estipulado de pessoas na capital já aptas para receber a segunda aplicação.
Conforme a SMS, das mais de 87 mil mil pessoas que já podem receber a segunda dose, somente 27.014 já o fizeram – o que significa que quase 70% ainda não se dirigiu aos postos para se vacinar com a D2. Porém, a pasta destaca que isso não quer dizer que esses já estão com a segunda dose em atraso, uma vez que a aplicação da D2 foi, inclusive, adiantada em alguns dias.
A orientação da secretária executiva da SMS, Luana Ribeiro, é que o reforço ocorra dentro do prazo sugerido para cada imunizante. “Para a Coronavac, o intervalo entre as duas doses é de até 28 dias e para AstraZeneca e Pfizer, até 12 semanas”, enfatiza.
Em entrevista recente ao Mais Goiás, o infectologista Boaventura Braz esclareceu que não há um prazo máximo determinado para que as pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus recebam a segunda, mas o recomendado é sempre respeitar o tempo de cada imunizante. “Pode haver atraso, só não pode deixar de tomar”, afirmou o médico, que destacou que a falta do reforço compromete diretamente a eficácia da vacina.
Locais de vacinação
Nesta quarta-feira (21), poderão receber o imunizante aqueles que estão previstos para o reforço da vacina AstraZeneca até o dia 24 de julho. Para esse público foram disponibilizados sete pontos de vacinação, que funcionam das 8h às 16h e sem necessidade de agendamento.
Escola Municipal Francisco Matias
Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes
Escola Municipal Coronel José Viana
Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais
Escola Rotary Goiânia Oeste
Salão Comunitário (ao lado do CSF Guanabara I)
Área I da PUC Goiás