Goiânia fará 7.500 testes de Covid-19 por semana – mais que o dobro do que vinha ocorrendo (3.500). A nova estratégia ocorre em três pontos, por meio de agendamento no site da prefeitura. O atendimento será das 8h às 16h, com empresa contratada por meio de pregão eletrônico.
Já nesta sexta-feira, a testagem acontece na Escola O Pequeno Aprendiz e nos estacionamentos do Cais Bairro Goiá e do Campus V da PUC Goiás. Além dos pontos fixos, também haverá testes em drive-thru na próxima semana.
Destaca-se, a testagem atende pessoas a partir de 12 anos, assintomáticas e que tiveram contato com algum caso confirmado para Covid-19 nos últimos dias. Se houver sintomas, o paciente deve ir a uma unidade de saúde e passar por atendimento médico.
Objetivo
O objetivo da ampliação da testagem é chegar a um maior público, garantir um diagnóstico precoce e interromper transmissão do coronavírus. Segundo o secretário de Saúde Durval Pedroso, essa estratégia evita “que pessoas positivas e sem sintomas continuem circulando e espalhando o vírus”.
Nesta quinta-feira (29), segundo informações da secretaria municipal de Saúde (SMS), 80,53% dos leitos de UTI destinados à Covid-19 da capital estão ocupados. Em relação a enfermaria são 68,63%.
Atualmente, Goiânia já registrou 184.115 casos da doença e 5.783 óbitos. Sobre a vacinação, dados da pasta de Saúde revelam que a primeira dose já foi aplicada 664.954, enquanto o reforço 281.305 e a dose única 24.740. Com isso, 26,18% da população da capital já está completamente imunizada.
Francisco Costa
Do Mais Goiás