O governo de Goiás lançou hoje (9) o programa Mães de Goiás, que vai pagar todo mês auxílio de R$ 250 para mães em situação de vulnerabilidade. Para receber o benefício, que pode se estender por até 48 meses, basta que a mãe (ou responsável) já esteja cadastada no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e tenha filhos de zero a seis anos de idade.
O programa foi lançado oficialmente nesta segunda-feira pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) e a presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado. O pagamento do benefício de R$ 250 começa a ser feito já no mês de setembro e deve contemplar, inicialmente, cerca de 10 mil pessoas no estado.
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), para receber o pagamento a pessoa deve preencher os seguinte requisitos: ser mãe, ou ter a guarda, de crianças de 0 a 6 anos de idade que estejam matriculadas em unidades de ensino e com os cartões de vacinação em dia; e estar cadastrada no CadÚnico. Preenchendo tais requisitos, o pagamento é automático, sem a necessidade de outro cadastros.
A Seds informou ainda que os cartões de débito para uso do benefício começarão a ser enviados ainda neste mês, inicialmente para 29 municípios. O programa pode durar de 12 a 48 meses, dependendo da idade da criança, e pretende atingir cerca de 100 mil famílias de Goiás.