O Rio Meia Ponte está em nível crítico 2 após 70 dias sem chuva em Goiânia. No fim da tarde de domingo (22), a vazão média do dia foi de 3.547 litros por segundo (L/s), de acordo com o monitoramento feito pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo).
Há cerca de doze dias o Rio Meia Ponte deixou o estado de alerta e atingiu o nível crítico I. Na última quarta-feira (18), porém, passou para o nível II, quando a vazão de escoamento é menor ou igual a 4 mil L/s.
Por conta do nível de criticidade, a Secretaria de Meio Ambiente (Semad) faz alerta e ressalta providências a serem adotadas em Goiânia e no Estado. Entre as medidas, está a redução em 25% da captação de água no Rio Meia Ponte por parte de empresários e produtores rurais para todas as finalidades de usos, exceto para abastecimento público e dessedentação animal.
Além disso, há a manutenção da vazão de captação de 2000 l/s para o abastecimento público da região Metropolitana de Goiânia, com a vazão a jusante do ponto de controle podendo chegar até o mínimo de 1.000 L/s. Outra medida é a ampliação de campanhas sobre o uso racional da água.
Previsão de chuva em Goiânia
Conforme o Cimehgo, o Meia Ponte deve permanecer em nível crítico até outubro. A previsão é de que as chuvas só sejam registradas a partir da segunda quinzena do referido mês.
Jessica Santos
Do Mais Goiás