Ao menos 34 árvores caíram em Goiânia em decorrência da ventania registrada na tarde desta sexta-feira (1°). De acordo com a Companhia de Limpeza Urbana (Comurg), várias ruas e passeios públicos ficaram obstruídos por galhos e troncos. Como consequência, a empresa precisou suspender a remoção de jamelões da Avenida José Sebba, Jardim Goiás, prevista para esse sábado (2), visto que equipes precisaram ser remanejadas para a retirada das toras.
Uma das árvores caídas na sexta-feira atingiu carros na frente do Parque Areião, no Setor Pedro Ludovico. A planta caiu sobre a rede elétrica e danificou dois veículos. A nuvem de poeira pôde ser vista de toda a cidade e chegou a obstruir a visão de moradores da Vila Nova, Setor Sul e Central. Quedas de energia elétrica foram relatadas nessas regiões.
O Mais Goiás tenta contato com a Enel para saber quantos bairros foram afetados pela falta de energia e também se o fornecimento já foi restaurado.
Tempestade de poeira
O fenômeno registrado em Goiânia ocorre porque, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital está “no meio de uma formação de instabilidade”. Por isso, pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento são aguardadas para este ságbado.
Chuvas foram registradas na sexta, em cidades como Posse e São Simão. Brasília também registrou chuva com rajadas de vento e Granizo.
De acordo com a companhia, 60 trabalhadores fariam o serviço na Fued Sebba e substituiriam as plantas frutíferas por 106 ipés. Com as diversas quedas de árvores, porém, equipes foram remanejadas para limpeza e desobstrução, deixando a tarefa suspensa por tempo indeterminado.
Hugo Oliveira
Do Mais Goiás