A aferição de temperatura não é mais obrigatória em Goiânia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o processo de triagem para identificar possíveis contaminados pela Covid-19 passou a ser opcional em estabelecimentos públicos e privados a partir desta terça-feira (26). O motivo, segundo a Prefeitura, é a melhora dos indicadores epidemiológicos e o retorno das atividades econômicas de forma gradual e segura.
Estabelecimentos ainda podem adotar a aferição da temperatura corporal de forma facultativa. Porém, o processo não se constitui como recomendação, tampouco obrigatoriedade para triagem. Ainda segundo o documento, a aferição da temperatura é um método de baixa eficácia, pois nem todos os infectados pelo coronavírus apresentam sintomas como febre.
No entanto, a pasta pede para que a população não deixe de cumprir com as outras normas sanitárias, como o uso de máscaras e ficar em casa em caso de sintomas. Segundo a pasta, essas normas continuando sendo essenciais para evitar a transmissão do vírus.
Vale ressaltar que em caso de sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para realização do teste RT-PCR. Mas, de maneira geral, o acesso às testagens em Goiânia ocorre de segunda a sexta-feira, em todas as regiões da cidade.
Todo o documento foi elaborado pela Superintendência de Vigilância em Saúde da SMS e com base na Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).