Nova Roma entra para a lista de municípios em situação de emergência devido as chuvas. Saídas pela estrada e em balsas foram fechadas
Chuva: sobe para 15 o número de cidades em emergência em Goiás
O número de cidades goianas que declararam situação de emergência devido aos estragos causados pela chuva subiu para 15 na terça-feira (4) após Nova Roma, município da região da Chapada dos Veadeiros, entrar para a lista. Estradas e pontes continuam interditadas, pessoas ilhadas ou em abrigos provisórios em comunidades da zona rural, além dos riscos à saúde por doenças que podem ser transmitidas pelas enchentes.
Segundo a Prefeitura de Nova Roma, três comunidades rurais, entre elas uma quilombola, estão com o acesso impossibilitado por causa das enchentes e da interdição das estradas. A prefeitura tem encaminhado água e mantimentos para os locais afetados.
Das quatro vias que dão acesso a cidade, apenas uma, que liga Nova Roma a Iaciara, tem o tráfego permitido. Duas rodovias foram afetadas pela cheia dos rios Areia e Pedras, outra rodovia, A GO-241 ficou repleta de atoleiros após as últimas chuvas.
Embarcações foram proibidas na região
O transporte de embarcação feito por uma balsa que cruza o rio Paranã também foi fechado devido à forte correnteza e o nível da água que subiu.
O governador Ronaldo Caiado (DEM) esteve no local e participou da entrega de 1,6 mil cestas básicas e 1,2 mil cobertores para Nova Roma e depois regiões do nordeste de Goiás que foram afetadas.
Doenças
Além da dificuldade em ter acesso a água potável e mantimentos, os moradores enfrentam as doenças transmissíveis pela água, como leptospirose e Hepatite, e apresentam sintomas de febre e diarreia. Os casos de dengue e covid-19 são outra preocupação da população. Em Cavalcante de Goiás, são 58 casos confirmados de covid-19, em Monte Alegre são 49.