O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) lançaram mão do arsenal de acusações mútuas e chamaram um ao outro de mentiroso no primeiro debate do segundo turno das eleições, promovido por Folha, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura, neste domingo (16).
Lula reforçou mensagens para atacar incompetência do rival e má gestão na pandemia de Covid-19 e na economia, enquanto Bolsonaro insistiu na estratégia de vincular o petista à corrupção. O ex-presidente repetiu críticas à Operação Lava Jato, que o levou à prisão —suas condenações foram depois anuladas.
Leia algumas das declarações dos candidatos que marcaram o encontro a seguir.
“O senhor não queria acreditar na Covid, era preciso continuar mentindo sobre a Covid, continuar desacreditando. E eu sei o que pensa o povo que perdeu um ente querido. Eu mesmo perdi uma sogra por causa da Covid”
Lula (PT) sobre condução da pandemia
“Fez discurso em cima do caixão da esposa e está se comovendo pela sogra”
Bolsonaro (PL) ironizando fala de Lula
“Então, senhor Lula, não continue mentindo, pega mal até para a sua idade. Pelo seu passado não vou nem dizer, porque o seu passado é lamentável”
Bolsonaro (PL) sobre acusações na condução da pandemia
“Mentira é você porque os números estão aí na imprensa todo dia. Você é o rei das fake news, rei da estupidez, de mentir para a sociedade brasileira. Você mentiu sobre a vacina o tempo inteiro”
Lula (PT) sobre condução da pandemia
“O Pazuello era visível que ele não entendia nada de saúde. Era visível que tinha sido montado uma turma lá para comprar vacina. Ou seja, tinha denúncia de que a CPI provou e tá no processo, e eu espero que o procurador vá investigar, de que tinha gente reivindicando um dólar por cada dose de vacina vendida. Isso tá na CPI, tá no relatório da CPI. O Brasil inteiro viu”
Lula (PT) sobre apuração da CPI da Covid
“Segundo a CPI, a Covaxin não vendeu nenhuma vacina no Brasil, então para de mentir. Não teve corrupção, porque não teve vacina no Brasil”
Bolsonaro (PL) rebatendo fala de Lula sobre a CPI da Covid
“Não é prudente, não é democrático, um presidente da República, querer ter os ministros da Suprema Corte como amigos. […] Estou convencido que tentar mexer na Suprema Corte para colocar amigo, para colocar companheiro, partidário, é um atraso, um retrocesso, que a República Brasileira já conhece muito bem. E eu sou contra”
Lula (PT) sobre propostas de alterar o STF
“Da minha parte está feito o compromisso. Não terá nenhuma proposta. Nunca estudei isso com profundidade. No momento o PT tem 7 ministros indicados para o STF, eu tenho 2. Caso eu venha a ser reeleito, eu tenho mais 2. Eu ficaria com 4, o PT com 5, tá feito o equilíbrio”
Bolsonaro (PL) sobre propostas de alterar o STF
“Eu acho que a gente pode discutir no futuro, se tiver uma nova constituinte, ter mandato ou não, quem sabe as pessoas terem uma limitação maior. Mas eu acho que Suprema Corte tem que ser escolhida por competência, por currículo não por amizade”
Lula (PT) sobre mandatos de ministros do STF
“Faltou só senhor Lula, o sr dizer que o sr. só é candidato à Presidência da República por causa de um ministro que foi cabo eleitoral de Dilma Roussef e depois por ela foi indicado para o STF, o sr. Fachin. Então o sr só está disputando a eleição aqui por obra e graça de um amigo indicado pelo PT”
Bolsonaro (PL) sobre decisão que anulou as condenações de Lula
“Eu não tenho nenhum problema de explicar o petrolão, o petrolinho. Eu quero ver você explicar é a forma sigilosa que você colocou tantas coisas na sua vida. Tudo é motivo de sigilo, tudo é motivo de sigilo. Você sabe que isso tem perna curta porque vai acabar. Eu vou ganhar as eleições e quando chegar o dia 1º de janeiro, eu vou pegar o seu sigilo e vou botar ao povo brasileiro saber porque você esconde tanta coisa. Afinal de contas, se é bom, não precisa esconder”
Lula (PT) sobre sigilos impostos por Bolsonaro
“Pegamos uma obra parada quase dez anos. É pior uma obra parada quase dez anos do que começar uma obra. O senhor desviou sim. Foi muito dinheiro para corrupção. Tudo tinha corrupção no seu governo, tudo”
Bolsonaro (PL) sobre transposição do rio São Francisco
“Eu fiz 88% das obras do São Francisco, ele fez 3,5%. Da mesma forma que ele fala que fez ferrovia, da mesma forma que fala que fez a [BR] 163, tudo feito pelo governo do PT, mais de 80% das obras feitas”
Lula (PT) sobre transposição do rio São Francisco
“Lula, se você não mentisse, não seria você. Você me chama o tempo todo de genocida, miliciano, canibal. E a última, o seu programa, influenciado por Gleisi Hoffman, me acusou de pedofilia, tentando me atingir naquilo que eu tenho mais de sagrado, defesa da família brasileira, defesa das crianças”
Bolsonaro (PL) sobre postagens relacionado ele a pedofilia
“Você mente todo dia, você mente e desmente. Você foi obrigado a acordar 1 hora da manhã hoje para fazer uma live por causa da mentira que você contou ao povo brasileiro, você sabe disso. Você devia ter deitado com a consciência muito pesada”
Lula (PT) sobre live que Bolsonaro fez para rebater posts sobre meninas venezuelanas
“Sabe o que eu fiquei sabendo agora? Que todos os discursos seu no Congresso Nacional era falando bem de mim, quando você era deputado e eu era presidente. Me ligaram, me disseram que você era um puxa-saco meu que não tinha precedente na história porque você sabe que eu cuidei do Exército”
Lula (PT) sobre Bolsonaro em sua época como presidente
“Agora falar que não fiz nenhum discurso contra você Lula, oito anos de governo, eu não vou nem rebater isso daí. Pelo menos dois por semana fazia, mostrando as mentiras, as inverdades e a corrupção do seu governo”
Bolsonaro (PL) sobre sua época como deputado
“Se houve corrupção na Petrobras, olha, prendeu-se o ladrão que roubou, acabou. E prendeu porque houve investigação, porque no nosso governo, nada era escondido. A gente não tinha sigilo”
Lula (PT) sobre corrupção na Petrobras
“Dezesseis bilhões de reais que as empresas devolveram, somado com 6 bi dos delatores, mais outros quase 6 bi para os Estados Unidos. Só o que foi contabilizado e achado, esses ladrões devolveram quase 30 bilhões de reais, fora o que não foi achado. Você vem falar que não houve roubalheira, que você trabalhou para o bem da Petrobras? Não dá nem para discutir”
Bolsonaro (PL) sobre corrupção na Petrobras
“Eu não disse que não houve roubalheira, porque as pessoas se confessaram, quando o cara confessa o crime é porque ele cometeu um crime, as pessoas foram lá e delataram. Que houve roubo na Petrobras pode ter havido, o que eu quero dizer é que para você combater a corrupção, você não precisava quebrar as empresas, você não precisava fechar as empresas”
Lula (PT) sobre corrupção na Petrobras
“Lula, tu acabou de dizer há poucas semanas que ia dividir a biodiversidade da Amazônia com o mundo. Você já está se curvando ao mundo, em vez de você falar que a Amazônia é nossa, você quer dividir a nossa biodiversidade”
Bolsonaro (PL) sobre questão ambiental
“Eu vou voltar a abrir este país para o mundo. (…) Nós vamos fazer acordos para pesquisar a riqueza da biodiversidade da Amazônia em bem do povo brasileiro e em bem da humanidade”
Lula (PT) sobre questão ambiental