O prazo de inscrições para o concurso público de delegado de polícia substituto do quadro da Polícia Civil foi prorrogado para até as 12 horas do dia 31 de outubro. Conforme o Governo de Goiás, anteriormente, o prazo se encerraria quinta-feira (20). No total, são 44 vagas, sendo 42 para ampla concorrência e duas para pessoas com deficiência. A remuneração inicial é de R$ 23,8 mil.
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Instituto Aocp (www.institutoaocp.org.br), responsável pelo concurso, preencher um formulário com função de interesse e informações pessoais. Após a conclusão, será enviado um comprovante de inscrição e um boleto para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 200.
Segundo o cronograma, a seleção dos profissionais ocorrerá em sete etapas: prova objetiva, discursiva, teste de aptidão física, avaliações médica, psicológica, de vida pregressa e investigação social; etapa do curso de formação e avaliação de títulos.
A primeira etapa está prevista para ocorrer no dia 4 de dezembro deste ano, com 100 questões objetivas de pontuação máxima de 32 pontos. O conteúdo programático da prova objetiva contempla temas de direito Penal e Processual, Constitucional, Administrativo, Criminologia e Medicina Legal, Civil e Empresarial, Eleitoral, Tributário, Ambiental e Direitos Humanos.
Também há conteúdos referentes à realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Estado de Goiás e Legislação Estadual.
Já a segunda etapa, discursiva, foi dividida em dois grupos de conhecimento. No primeiro grupo, o candidato terá que responder a oito questões de Direito Penal e Processual, Direito Administrativo e de Legislação Especial. Já no segundo grupo serão oito questões discursivas. Desta vez, sobre Direito Constitucional e Civil. A etapa é eliminatória e classificatória e terá pontuação máxima de 32 pontos.