A NOVA ONDA DO IMPERADOR (2000)
“A Nova Onda do Imperador” é uma aventura surtada do começo ao fim que utiliza a metalinguagem e todo humor corporal que uma animação possibilita para entregar um produto original, criativo e cheio de personalidade. Nossa dublagem genial também colaborou para o resultado inesquecível.
ATLANTIS: O REINO PERDIDO (2001)
Infelizmente, é uma das animações menos lembradas da Disney e é uma das melhores do estúdio no século XXI. “Atlantis” é uma aventura à lá Julius Vernes que mistura fantasia e ficção científica e possui um visual acachapante, personagens interessantes e divertidos e é um desses exemplares que, se bem feito, daria um estupendo filme live-action.
LILO & STITCH (2002)
Um dos personagens modernos mais queridos da Disney, Stitch conquistou nossas corações como este alien que chega ao Havaí e se torna amigo de uma menina cheia de carisma e sonhos. A cultura, a ambientação e a animação minuciosa e bem realiazada colaboram para um resultado memorável. Inspirado em “E.T – O Extraterrestre”, “Lilo & Stich” pode não ter sido um estrondo nas bilheterias, mas foi ganhando cada vez mais o coração do público e hoje é uma das propriedades intelectuais mais rentáveis da Disney.
O PLANETA DO TESOURO (2002)
Uma das minha animações favoritas da Disney pós-2000 é “O Planeta do Tesouro”, que é uma adaptação do clássico livro “A Ilha do Tesouro” mas reinventado dentro de um molde ficção científica. Mas o respeito ao texto original de Robert Louis Stevenson está lá, assim como os personagens e uma aventura inesquecível. Infelizmente, é outro nome pouco lembrado, mas é uma das animações mais emocionantes da Casa do Mickey.
IRMÃO URSO (2003)
Uma história sobre passado, perdão e aprendizado. Um filme tocante e repleto de músicas inesquecíveis de Phil Collins, “Irmão Urso” possui um drama tão humano, verdadeiro e honesto que é impossível não se emocionar. Além da animação belíssima criada aqui.
BOLT – SUPERCÃO (2008)
Primeira animação da Era John Lasseter como presidente da Walt Disney Animation, “Bolt – O Supercão” foi um começo modesto nas bilheterias, mas foi uma reestruturação criativa instigante e divertidíssima do estúdio. Uma obra singela e empolgante do início ao filme.
ENROLADOS (2010)
“Enrolados” tem a minha princesa favorita da Disney. A Rapunzel do filme é espivitada, animada pra caramba, anda descalça e bate nas pessoas com uma frigideira. Não tem como não amar! E o filme é uma reformulação de uma clássica história feita de um jeito criativo, inusitado e cheio de personalidade.
DETONA RALPH (2012)
“Detona Ralph” é o “Toy Story” dos video games. Um mundo super imersivo e original que se passa nos bastidores dos games. Além de uma história envolvente que acompanha um vilão em busca de sua real redenção.
FROZEN (2013)
O maior sucesso da Disney no novo século é “Frozen”, e com méritos. Apesar de manter certos elementos habituais do estúdio, o filme é uma história sobre se amar, se aceitar e estar junto de quem se ama. Além das músicas chicletes, o filme é realmente bem feito, envolvente e tocante.
ZOOTOPIA (2016)
Uma pitada de filme de “dupla policial”, outra de “filme de detetive”, “Zootopia” é uma mescla deliciosa de vários gêneros em uma trama sem gordura e repleta de personagens inesquecíveis.