Essa é candidata a figurar no Guiness Book, o famoso livro de recordes. Distante a 100 km de Goiânia, Jesúpolis, uma pequena cidade de 2.500 habitantes, quer fazer história e produzir 20 mil pamonhas de uma vez só com milho cultivado na Lavoura Comunitária do próprio município. E o melhor: a degustação é gratuita.
Essa é a 13ª edição da festa, que já consta no calendário oficial de eventos do estado e este ano ganhou mais destaque. Dessa vez, os moradores, liderados pela prefeitura, querem se superar. E esperam ansiosos uma equipe do Guiness para chancelar o recorde de maior evento do gênero do planeta.
Nesta quinta-feira (16), começou a colheita do milho nas fazendas. Amanhã, sexta-feira (17), colocam a mão na massa, literalmente, descascando, ralando, amarrando as palhas, fazendo as trouxinhas, temperando e cozinhando a famosa comida da culinária goiana.
O cardápio será variado e extenso, com pamonhas à moda, com linguiça, salgada, doce e outras. A comilança começa às 7h e se estenderá até à noite.
No ano passado, o governador Ronaldo Caiado sancionou a lei que declara ser o prato típico patrimônio cultural imaterial de Goiás.