Criada em fevereiro de 2021, a “Rota dos Pireneus: Queijos e Vinhos de Goiás” chegou com o objetivo de fortalecer o turismo nas cidades de Pirenópolis, Cocalzinho e Corumbá de Goiás. O trajeto vem ganhando reconhecimento por suas opções 100% goianienses de vinhos, queijos, gastronomia em geral e natureza exuberante.
O projeto é uma ação conjunta entre o Sebrae Goiás, Goiás Turismo, Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), empresários e Prefeituras de Pirenópolis, Cocalzinho e Corumbá de Goiás.
Priscila Vilarinho, analista e gestora do projeto no Sebrae Goiás, revelou ao Mais Goiás que os empresários que fazem parte da “Rota dos Pireneus: Queijos e Vinhos de Goiás” recebem total apoio das instituições. “Apoiamos tanto com a formatação das experiências turísticas em cada propriedade quanto nas consultorias de melhoria dessas experiências. Também apoiamos com a criação da marca e das estratégias de mercado pra essa rota”, informa.
Leia também: Pirenópolis é selecionada para compor lista de “destinos turísticos inteligentes” no Brasil
Empreendedorismo e competitividade
De acordo com a gestora, o foco da “Rota dos Pireneus: Queijos e Vinhos de Goiás” está ligado diretamente ao turismo. “A rota é uma ótima opção para promover o turismo na região. Além disso os empresários contam com apelo de mercado e podem competir a nível nacional e até mesmo internacional”, destaca.
Conforme aponta Priscila Vilarinho, o projeto é altamente empreendedor, já que proporciona ganhos em todos os níveis – produtor rural, trade turístico, a população, comunidades e comércio locais.
Criação da “Rota dos Pireneus: Queijos e Vinhos de Goiás”
O início da rota foi marcado por bastante trabalho. De acordo com o Sebrae Goiás, os empresários que fazem parte do projeto receberam planejamento, consultoria, formatação do projeto, elaboração do reconhecido PLACE BRANDING – que é um trabalho amplo de abordagem que identifica vocações, potencializa identidades e fortalece lugares, a partir de um processo participativo de envolvimento das pessoas, dos negócios do território trabalhado.
Além disso, também foi desenvolvida a produção de material e atuação conjunta com os parceiros e empresários, produtores rurais, donos de hotéis e pousadas, bares e restaurantes, comerciantes e prestadores de serviços, para garantir melhoria dos serviços, produtos e gestão de seus negócios.
Como conhecer
O turista que se interessar pela “Rota dos Pireneus: Queijos e Vinhos de Goiás” pode percorrer os locais de forma independente ou guiada, desfrutando de belas paisagens, processos de produção, degustação de cardápios harmonizados com queijos, vinhos e sucos. Ao final, os visitantes ainda podem adquirir diversos produtos.