Começou ontem, 07 de maio, a 13ª edição da Agro Tecno Leite, na fazenda modelo da Complem, bem ao lado do complexo industrial no Daimo. Como tem sido desde o início de sua criação, a feira tem crescido, tanto em expositores dos mais variados segmentos que envolvem o agronegócio, quanto nos negócios celebrados entre produtores e agentes de crédito que, ali mesmo, recebem propostas, analisam projetos e realizam financiamentos e empréstimos atravéz de linhas de crédito a juros diferenciados especialmente criadas para o evento. Por conta disso, concessionárias, empresas de insumos e equipamentos, tem, ao longo dos anos, ocupado cada vez mais os espaços da área com estandes sofisticados que apresentam aos clientes potenciais, desde caminhões, veículos leves, utilitários luxuosos e também outros produtos da tecnologia moderna como os drones para pulverização agrícola por exemplo.
Paralelamente ao espaço de expositores, também são propmovidas palestras, cursos, apresentação de novos recursos, consultorias e inúmeras outras atividades que envolvem o setor produtivo mais importante e de maior relevância no PIB do Brasil tendo sido em 2023 responsável sozinho por 44,2% no crescimento do pib, e, segundo as previsões, a despeito dos inúmeros problemas climaticos que o país atravessa, deverá manter a tendencia de crescimento ambém em 2024.
Diante de tudo isso, a abertura da feira sempre conta com um grande número de pessoas e autoridades que vem de longe para prestigiar o evento e organizadores. Na abertura realizada no auditório montado no local, centenas de convidados, entre eles prefeitos de vários municípios, secretários, vereadores, grandes e pequenos produtores, presidentes de sindicatos, líderes classistas e empresários entre outros, ouviram as falas do presidente do conselho administrativo da Complem, Sergio penido, que na oportunidade anunciou um grande aporte de recursos na ordem de 62 milhões de reais junto ao Fundo Constitucional do Centro Oeste FCO, que serão usados para expansão e modernização das estruturas dos complexos fabris e de armazenamento de grãos da Complem, tendo como meta o crescimento patrimonial líquido da cooperativa para melhorar em 100% os benefícios e atendimento aos interesses dos cooperados, disse Sergio Penido. Além dele, falaram outros expoentes presentes, como o provavel, futuro candidato ao governo do Estado, Daniel Vilela.
Entre os presentes, também mereceu destaque as presenças doo ex prefeito Rogério Troncoso e pré candidato a voltar ao palacio dos pomares, o presidente da Camara Municipal de Morrinhos, Wellingon Dias, a ex vereadora Núbia Ferreira, os deputados Wagner Neto e Amaury Ribeiro e também do atual prefeito Joaquim Gulherme que, curiosamente, permaneceu lado a lado com Maiclyn Carrero, o que desperta especulações sobre uma possível alinaça entre os dois nas próximas eleições. A Agro Tecno Leite vai atéo próximo dia 10 de maio e provavelmente terá um público superior ao do ano passado, essa é a expectativa dos organizadores. Veja abaixo, mais fotos do evento.
Matéria: Silvio Cassiano