O presidente da Argentina, Javier Milei, disse nesta terça-feira (2), em postagem no X (antigo Twitter), que quem critica seus ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um “idiota”. A declaração ocorre dias antes de Milei realizar uma visita pessoal a Balneário Camboriú (SC), a convite do ex-presidente Jair Bolsonaro, para participar da Conferência de Ação Política Conservadora. Milei chega no sábado (6) e retorna a Buenos Aires no domingo (7).
Milei reforçou a acusação de que Lula interferiu nas eleições argentinas e afirmou que o presidente brasileiro reclama dele porque ele fala a verdade. “Depois dos ataques de Lula (especialmente sua forte interferência na campanha eleitoral e sólido apoio à campanha mais suja da história) ele reclama porque eu lhe respondo com sinceridade (ele foi preso por corrupção e é comunista)”.
O presidente argentino voltou a chamar Lula de “comunista” e “corrupto”.
A tensão entre os presidentes voltou à tona após a notícia de que Milei terá uma agenda no Brasil, mas não se encontrará com Lula. Em vez disso, Milei participará de um evento com a presença do ex-presidente Bolsonaro.