Uma tragédia ocorreu na madrugada deste domingo (7) no centro de Treinta y Tres, no Uruguai. Dez idosos morreram após um incêndio em uma casa de repouso. Conforme confirmou ao El País a promotora Alicia Abreu, que estuda o caso, todos os falecidos eram residentes e não há trabalhadores locais entre eles. A imprensa local informou que, entre as vítimas, há dois homens e oito mulheres.
“As vítimas foram retiradas e levadas à rua, sendo assistidas por pessoal médico que confirmou a morte de sete, e três foram levadas em estado grave às urgências do hospital local, onde faleceram posteriormente”, indica o relatório oficial do Corpo de Bombeiros.
O que se sabe até agora sobre o incêndio
O Ministério do Interior do Uruguai informou em comunicado o que se sabe até agora sobre o incêndio no lar de idosos. Conforme indicado, “foi produzida uma grande concentração de fumaça”.
A casa tem seis divisões, sendo três delas quartos. Quando os bombeiros chegaram, “viram muita fumaça”, “a porta principal de acesso estava fechada e havia um muro com grades”. “Depois que conseguiram entrar, perceberam o foco do incêndio em uma sala e muita fumaça canalizada para os demais cômodos”, observou o ministério.
A autoridade local, uma menina de 20 anos, “conseguiu sair antes da chegada dos bombeiros”. Ela fez isso “através de uma garagem lateral”. Lá, apresentou “um distúrbio emocional”, mas não sofreu lesões.
Uma equipe do Departamento de Investigação de Acidentes de Incêndio viajou de Montevidéu a Treinta y Tres para realizar a perícia e investigar a causa do incêndio.