O jornalista norte-americano Glenn Greenwald usou suas redes sociais para criticar duramente as recentes ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra a rede social X, anteriormente conhecida como Twitter. Greenwald, que é um dos autores da série de reportagens na Folha de S. Paulo que acusam Moraes de usar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conduzir investigações direcionadas, afirmou que o comportamento do magistrado é “puramente ilegal e tirano.”
Em sua postagem, Greenwald destacou a frequência com que Moraes aplica punições severas sem seguir o devido processo legal. “De todos os atributos perigosos e tirânicos do brasileiro Alexandre de Moraes — e a lista é muito longa — o mais extremo é a frequência com que ele aplica punições severas sem qualquer pretensão de devido processo legal, muito menos um julgamento onde a culpa seja comprovada. Comportamento puramente ilegal e tirano”, declarou o jornalista.
A crítica de Greenwald surge em um contexto de crescente tensão entre Moraes e o proprietário do X, Elon Musk, após o ministro bloquear as contas da Starlink no Brasil e exigir que a rede social nomeasse um representante legal no país.