Um incêndio destruiu uma área de plantação de bananas em Souzânia, distrito de Anápolis, a 55 km de Goiânia. O proprietário da plantação, Mirson José Nogueira, estima que o prejuízo abrange uma área equivalente a 200 campos de futebol e totaliza cerca de R$ 30 mil. As chamas consumiram mais de 12 hectares da plantação, incluindo cerca de 600 caixas de banana que já estavam prontas para a colheita.
Apesar das chamas terem sido controladas na última sexta-feira (13), após seis dias, alinda existem focos na propriedade. Para evitar a propagação do fogo, o fazendeiro e os funcionários usam baldes de água para apagar qualquer foco que apareça. Aceiros também foram criados para evitar que o fogo se propague.
A Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica foram ao local para investigar as causas do incêndio. O delegado da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema), Luziano Carvalho, acredita que o fogo tenha começado após o rompimento de um cabo de energia elétrica da rede de alta tensão da concessionária Equatorial, que passa sobre a propriedade.
Por meio de nota, a concessionário de energia Equatorial Goiás esclareceu que não possui registros de ruptura de cabos ou defeitos em equipamentos relacionados ao incêndio na área da plantação. A distribuidora destacou ainda que qualquer conclusão neste momento pode ser precipitada, já que a origem do fogo requer laudos e provas para confirmação.