Na terça-feira (24), escritórios da Petrobras Biocombustível (PBIO), subsidiária da Petrobras, foram alvos de mandados de busca e apreensão em uma operação conduzida pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e pela Receita Estadual. A investigação apura uma suposta fraude tributária envolvendo uma comercializadora de sebo bovino que realizou operações com a PBIO em 2019. A informação é da CNN Brasil.
O sebo bovino é utilizado pela Petrobras Biocombustível como matéria-prima na produção de biodiesel, em substituição a óleos vegetais. A operação foi realizada no escritório da PBIO no Rio de Janeiro e em sua unidade em Montes Claros, Minas Gerais.
Em nota, a Petrobras afirmou que tanto a estatal quanto sua subsidiária estão colaborando com as autoridades. “A companhia reitera seu compromisso com o cumprimento das melhores práticas de ética e conformidade”, declarou.
Além da operação, a Petrobras decidiu afastar a direção da PBIO, composta por três indicados políticos do PT de Minas Gerais.