Levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (1º de outubro), mostra uma oscilação positiva nas intenções de voto para Pablo Marçal (PRTB), com o influenciador alcançando 22,5%. Marçal subiu dois pontos em relação à última pesquisa, em um cenário de empate técnico com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que lidera com 27%, e Guilherme Boulos (PSOL), que aparece com 25%. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, e foram ouvidos 1.500 eleitores entre os dias 27 e 30 de setembro.
Além do Paraná Pesquisas, outros institutos, como Datafolha, Quaest, AtlasIntel e Real Time Big Data, também apontaram crescimento de Marçal nas últimas semanas. A pesquisa AtlasIntel, divulgada na segunda-feira (30), indicou o maior avanço do ex-coach, com um salto de 4,5 pontos, acima da margem de erro de dois pontos percentuais. No Real Time Big Data, Marçal oscilou dois pontos para cima, enquanto na Quaest, o crescimento foi de um ponto. O Datafolha registrou uma alta de dois pontos, após um período de estagnação de duas semanas.
O crescimento de Marçal é significativo, especialmente considerando que ele não tem espaço no horário eleitoral gratuito de rádio e TV, ao contrário de Nunes, que possui o maior tempo de exposição. As intenções de voto de Marçal haviam se mantido estáveis durante todo o mês de setembro, período em que a propaganda de televisão favoreceu o atual prefeito.
A disputa pela Prefeitura de São Paulo segue acirrada, com os três principais candidatos em empate técnico em quase todas as pesquisas. O único levantamento que coloca Marçal na liderança é o do instituto Veritá.
Além de Marçal, outra candidata que tem mostrado ascensão é a deputada federal Tabata Amaral (PSB), que se consolidou em quarto lugar, descolando-se do apresentador José Luiz Datena (PSDB). Nas últimas semanas, os principais candidatos participaram de dois debates, um promovido pela Folha de S.Paulo e Uol, e outro pela TV Record. Nunes e Boulos foram os alvos principais dos confrontos. O próximo debate está marcado para a quinta-feira, 3 de outubro, com mediação da TV Globo.