Apesar da vitória do Brasil por 2 a 1 sobre o Chile, em Santiago, pela nona rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o desempenho da seleção comandada por Dorival Júnior foi alvo de críticas, inclusive do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista à rádio O Povo CBN, de Fortaleza, Lula fez duras observações sobre a convocação dos principais jogadores da equipe.
“O jogadores que estão fora não são melhores do que os que estão aqui”, afirmou o presidente, destacando a atuação dos atletas do Botafogo, Luiz Henrique e Igor Jesus, que marcaram os gols da vitória. Lula defendeu a inclusão de mais jogadores que atuam no Brasil: “Faz tempo que proponho que a seleção brasileira tenha jogadores que joguem no país”.
O presidente também mencionou que reconheceu apenas algumas estrelas internacionais, como o goleiro Ederson, o zagueiro Marquinhos (PSG), Rodrygo e Raphinha. “Não conhecia os outros jogadores, e isso não pode acontecer”, criticou Lula, ressaltando a importância de valorizar os atletas do Campeonato Brasileiro.
Em tom de desapontamento, Lula acrescentou que, apesar de existirem jovens talentosos fora do país, nenhum deles se destaca como grandes estrelas do passado, como Garrincha e Romário.