Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Ministro da Justiça admite influência do crime organizado nas eleições
Últimas Notícias
Publicado em 18/11/2024

Lewandowski alerta sobre presença do crime organizado nas eleições municipais de 2024

 

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que, apesar dos esforços da Polícia Federal (PF) e da Justiça Eleitoral, não foi possível impedir completamente a infiltração do crime organizado nas eleições municipais de 2024. Segundo ele, o desafio de “separar o joio do trigo” nas candidaturas foi significativo, devido à complexidade de identificar conexões criminosas entre postulantes a cargos públicos.

 

 

“Essa foi uma grande preocupação nessas eleições, pois o crime organizado preparou candidatos a vereadores e prefeitos em grande parte do país. E a triagem para evitar essa participação foi muito complexa. Impedimos muito, mas não pudemos evitar tudo”, declarou Lewandowski em entrevista ao EsferaCast, podcast do Grupo Esfera.

 

O ministro detalhou que a PF e a Justiça Eleitoral trabalharam para rastrear antecedentes, vínculos e contatos de candidatos suspeitos, especialmente com o uso de redes sociais como ferramenta de investigação. Apesar das ações preventivas, o ministro reconheceu que algumas candidaturas ligadas ao crime organizado passaram pelo crivo legal.

 

 

Lewandowski também destacou que a infiltração do crime na política é uma ameaça crescente, comparando o fenômeno às guerras regionais e à crise climática. “É uma espécie de captura do Estado. Pouco a pouco, o crime organizado vai se infiltrando nas estruturas. É um fenômeno novo em todo o mundo, talvez tão preocupante quanto o aquecimento global”, explicou.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!