Dois idosos com deficiência intelectual foram encontrados em situação de abandono em uma casa na área rural de Pontalina, localizada na região sul de Goiás, na quarta-feira (04). As investigações da Polícia Civil revelaram que os familiares mantinham os idosos reclusos, sem acesso à medicação necessária e em condições precárias.
A operação de resgate foi realizada após uma denúncia anônima e contou com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe responsável pelo resgate registrou o momento da operação, onde é possível observar um ambiente sujo, com móveis quebrados, fezes no banheiro, alimentos estragados e falta de água potável.
Após serem encontrados, os idosos foram encaminhados para atendimento médico no hospital da cidade. Na unidade, receberam a medicação necessária e o apoio da assistência social.
Os três familiares responsáveis pela situação foram levados à delegacia de Pontalina, onde assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por exposição a perigo de vida ou saúde. As investigações seguem em andamento e eles também devem responder por apropriação de valores pertencentes a pessoas com deficiência e abandono.
Segundo a polícia, os idosos já haviam sido atendidos pela assistência social por situação de abandono, mas voltaram a viver sob os cuidados dos mesmos familiares. Em resposta à situação, o Ministério Público requisitou uma vaga para os idosos em um abrigo na cidade.