Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Lula permanece na UTI e com dreno, segundo boletim médico
Últimas Notícias
Publicado em 12/12/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta quarta-feira (11). Segundo o boletim médico divulgado nesta manhã, Lula apresenta boa evolução no pós-operatório imediato, está lúcido, orientado, conversando e passou a noite de forma estável.

 

O procedimento foi realizado na madrugada de terça-feira (10.dez) para tratar uma hemorragia intracraniana causada por uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada em outubro. O presidente permanece com um dreno na cabeça, um procedimento padrão, que deve ser retirado após três dias.

 

 

A equipe médica, liderada pelo professor Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio, indicou que Lula deve receber alta hospitalar e retornar a Brasília no início da próxima semana, caso os exames de rotina continuem mostrando progresso.

 

O que aconteceu?

Na noite de segunda-feira (9), Lula procurou atendimento no Hospital Sírio-Libanês em Brasília, após relatar dores de cabeça intensas. Uma ressonância magnética revelou um hematoma de 3 cm entre o cérebro e a dura-máter, a membrana externa que protege o sistema nervoso central.

 

 

Transferido para São Paulo, o presidente foi submetido a uma craniotomia para drenagem do hematoma. O sangramento, acumulado em uma espécie de “almofada de sangue”, pressionava o cérebro, mas foi completamente drenado sem complicações. Os médicos ressaltaram que o cérebro de Lula não foi diretamente atingido pelo trauma.

 

Histórico e monitoramento

O incidente que resultou na hemorragia aconteceu em 19 de outubro, quando Lula sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada. O presidente recebeu atendimento inicial na ocasião, com exames e curativos, mas desde então vinha sendo monitorado para avaliar possíveis coágulos.

 

 

Além desse episódio, a saúde de Lula enfrentou outros desafios nos últimos dois anos. Em março de 2023, ele cancelou uma viagem à China para tratar uma broncopneumonia bacteriana e viral. Anteriormente, em fevereiro, passou por exames na bacia e na coluna.

 

Expectativa de alta e recuperação

O boletim médico desta quarta-feira confirmou que Lula segue estável, mas continuará na UTI por pelo menos 48 horas, conforme protocolo. A previsão é de que o presidente tenha alta da UTI até o fim da semana, antes de voltar a Brasília.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!