O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (UB), caminha para encerrar seu mandato sem quitar a folha salarial do funcionalismo público no mês de dezembro. Ainda que a prefeitura defenda que a remuneração aos servidores possa ser feita até o quinto dia útil de janeiro, a Cidade Administrativa em tese quebraria uma tradição iniciada a aproximadamente quinze anos, em que o pagamento da folha é feito dentro do mesmo mês.
O Mais Goiás apurou que há insatisfações entre todas as áreas do funcionalismo da Prefeitura. Muitos servidores reclamam que a Secretaria de Administração do município não tem sido transparente com relação à data do pagamento, sequer retornando aos questionamentos feitos.
A Educação é a área que mais expõe descontentamento. A preocupação se acentua nesta sexta-feira (27), haja vista que trata-se do último dia útil da administração. Vilmar Mariano que passa a partir do próximo dia 1º de janeiro “as chaves da Prefeitura” para o prefeito diplomado, Leandro Vilela (MDB), decretou ponto facultativo para a próxima segunda-feira (30) e terça-feira (31).
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás – Seccional Aparecida (Sintego Aparecida), professor Valdeci Português, manifestou preocupação com o atraso no pagamento do salário de dezembro para os servidores da educação de Aparecida de Goiânia. Valdeci informou que foi informado que o compromisso inicial da Prefeitura, de quitar a folha no dia 26 de dezembro, não será cumprido, e o pagamento deve ocorrer apenas no dia 8 de janeiro de 2024, já sob a gestão do novo prefeito.
Ele chegou a ressaltar que, em anos anteriores, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia honrava os compromissos financeiros, inclusive antecipando o pagamento da folha de dezembro para antes do Natal. Ano passado, por exemplo, Vilmar Mariano (UB) quitou três folhas, entre o pagamento do mês e as duas parcelas do décimo terceiro em dezembro. “Este ano, infelizmente, muitos fizeram compromissos contando com esse dinheiro para o dia 26 e agora terão que esperar até o quinto dia útil de janeiro, que significa só lá para o dia 8”, lamentou.
Procurada, a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aparecida destacou que checaria com a Secretaria de Fazenda se o pagamento da folha poderia ser realizado ainda este ano, mas reforçou que não há o que se falar em atrasos até o 5º dia útil de janeiro. A mesma postura foi adotada pela Secretaria de Educação, que por meio de nota, informou que nada está atrasado. Leia o posicionamento na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Educação informa que o salário dos servidores não estão (sic) em atraso.
Por lei, a Prefeitura tem até o 5° dia útil de Janeiro para efetuar este pagamento.
A SME esclarece ainda que o início das aulas estão (sic) previstos para o dia 20/01, até o momento está (sic) data está (sic) confirmada.”