Com a presença de Marília Mendonça, o Brasil terá seu primeiro festival multi-live, batizado de WorkShow Live. O evento, que busca “criar uma corrente de solidariedade e entretenimento”, será organizado pela produtora de sertanejo WorkShow, e contará com mais de seis horas de música transmitidos simultaneamente em dez canais de YouTube.
O objetivo, além da realização dos shows, é que os artistas combinem suas base de fãs para incentivar as doações. Entre as atrações, Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa, Léo Santana, Dilsinho, João Neto & Frederico, além de Marília Mendonça, que vai atuar também como apresentadora.
“A ideia é levar um pouco de entretenimento e distração. A gente sabe que não está fácil ficar só em casa, todos estamos acostumados com as nossas rotinas e com as relações do dia a dia, mas essa é uma questão séria, precisamos ouvir as autoridades de saúde e seguir o que está sendo orientado. As lives são uma maneira de deixar isso tudo mais leve” opina Marília Mendonça.
Marília Mendonça é a atual detentora do recorde de audiência simultânea em um show transmitido pelo YouTube: chegou a ter 3,2 milhões de acessos durante a live que fez de sua casa no último dia 8. Uma semana depois, o vídeo já ultrapassava os 58 milhões de views. Incentivando os espectadores a doarem através de um QR Code posicionado no canto da tela, Marília Mendonça conseguiu arrecadar mais de R$ 422 mil, que serão revestidos em toneladas de alimentos e itens essenciais para instituições na luta contra a Covid-19. Dias antes, Jorge & Mateus anunciaram que conseguiram, através da live, arrecadar 172 toneladas de alimentos, 10 mil frascos de álcool em gel e 200 cursos para área da saúde. E o fenômeno se repete nas dezenas de apresentações realizadas ao longo das últimas semanas.
“Os números de audiência são surreais. Fiquei muito feliz, mas, mais do que celebrar números, o que me deixa extremamente feliz é ver que muita gente colaborou com doações e assim vamos conseguir ajudar muitas pessoas que precisam muito nesse momento” comemorouMarília Mendonça.
Ao mesmo tempo em que comemoram a arrecadação, os artistas lidam com críticas por usarem, em suas transmissões no YouTube, equipes técnicas em tempos de isolamento social. Gusttavo Lima e Jorge & Mateus chegaram a interagir com garçons mascarados, para reforçar o patrocínio das respectivas marcas de cerveja.
Marília Mendonça usou oito pessoas para o show de cerca de três horas. Todos os artistas garantem que têm distribuído máscaras, frascos de álcool em gel para os profissionais e organizado um esquema de montagem seguro e que envolva poucas pessoas ao mesmo tempo.
“Eu já fiz live pela Instagram, em que eu mesma abri a câmera no meu perfil e fiz a transmissão. Mas a ideia era levar para a galera algo com mais qualidade. Eu acredito que a segurança e saúde devem vir em primeiro lugar, mas, assim como fizemos, é possível ter um entretenimento de qualidade e respeitar as recomendações das autoridades de saúde” defendeu Marília Mendonça.
O discurso é reforçado por Gabriel Camargo, especialista em music business e apresentador do canal “Missão Musical”, no YouTube:
Diversos outros segmentos estão tendo que manter suas equipes reunidas para trabalhar, mesmo que reduzindo o máximo possível o pessoal. Os cantores também entendem assim, e ter oito, dez pessoas é pouco perto do que eles usam em grande shows. Para muitos, a arte e o entretenimento de qualidade também é visto como serviço essencial.
O debate que se iniciou nas redes sociais durante a transmissão de Gusttavo Lima há duas semanas acabou perdendo a força diante dos resultados de audiência e de doações alcançadas.
“A verdade é que o fã mesmo não se importa muito com isso. Ele tem aquela visão de ídolo, como a de uma pessoa absurdamente apaixonada por outra. E as doações acabam sendo um argumento forte nesse caso” explica Talita Oriani, que já assessorou astros sertanejos e hoje é especialista em relacionamento com fãs.