Os clubes da Série A decidiram que não estenderão o período de férias dos jogadores e das respectivas comissões técnicas, abrindo caminho para o retorno das atividades, apesar da pandemia do coronavírus. A medida foi acertada em videoconferência nesta terça-feira, que contou com a participação da diretoria da CBF.
Valendo-se da legislação, as férias foram antecipadas para 1º a 30 de abril. A suspensão de jogos e treinos começou antes, ainda em março.
– A partir do dia 2, cada clube define seus protocolos aos treinos. E pronto. A CBF oferece aos clubes um protocolo médico padrão, bem feito. Cada clube vai decidir por si – disse Guilherme Bellintani, presidente do Bahia.
A presença efetiva em campo, ainda que para treinos, vai depender do aval das autoridades de cada cidade ou estado. Ou seja, pode ser que um clube volte e outro não. Uma alternativa é que os clubes implementem uma volta aos treinos em home office.
O fim das férias não significa que a volta das competições esteja no horizonte próximo – por mais que a CBF tenha sugerido às federações uma articulação junto às autoridades para volta dos estaduais em 17 de maio.
Na reunião, os clubes de São Paulo e Rio relataram as dificuldades na concretização dos planos de retorno aos treinos.
Ainda no encontro, a CBF traçou cenários para alinhar o calendário, mas disse que vai respeitar todas as manifestações das autoridades de saúde.
Agência O Globo
Do Agência O Globo | Em: 28/04/2020 às 21:40:47