Foi pequena a mudança no quadro da Assembleia Legislativa nessas eleições municipais. Dos 13 parlamentares que concorriam a uma cadeira no Executivo, apenas o deputado Diego Sorgatto (DEM) foi eleito no município de Luziânia no último dia 15. Em seu lugar, entrará, a partir do dia 1º de janeiro, o suplente Francisco de Oliveira (PSDB). Chiquinho, como é conhecido entre os colegas, já foi deputado durante a 18ª Legislatura, entre 2014 e 2018.
O tucano vai compor a oposição ao governador Ronaldo Caiado (DEM) na Casa. Mas será uma “oposição moderada” de acordo com pessoas próximas ao deputado. Isso porque Francisco tem uma boa relação com o governador e com a sua família bem antes de se filiar ao PSDB goiano. Apesar de ter participado dos últimos governos do ex-governador Marconi Perillo e ter feito uma defesa ferrenha do tucano na sua última passagem pela Assembleia, Chiquinho não deve fazer ataques efusivos ao democrata.
Com a chegada de Francisco de Oliveira, o PSDB passará a ter a maior bancada no legislativo goiano, com seis representantes, seguido pelo DEM, que contará com quatro parlamentares.
Ainda é cedo para saber quantos deputados Caiado terá em sua base a partir do próximo ano. Tudo vai depender das conversas com descontentes após as eleições municipais. E ainda é esperada a definição do segundo turno em Anápolis, entre o deputado estadual Antônio Gomide (PT) e o atual prefeito Roberto Naves (PP).
Tainá Borela
Do Mais Goiás | Em: 25/11/2020 às 18:11:52