Cerca de 100 mil pessoas devem ser vacinadas contra covid-19 na primeira etapa da imunização contra a doença causada pelo coronavírus em Goiânia. O Ministério da Saúde determinou prioridade para profissionais de saúde, idosos maiores de 75 anos e indígenas. O município tem plano logístico traçado para a primeira etapa, que envolve vacinação no modelo drive-thru, assim que haver disponibilidade de vacina.
O Ministério da Saúde divulgou na terça-feira (1) documento em que apresenta o plano preliminar de vacinação contra a covid-19 no Brasil. No entanto, não há datas estabelecidas para início da imunização.
Para antecipar o serviço, o município de Goiânia prepara plano que envolve vacinação já aplicada durante a pandemia, como uso de drive-thru, estruturas de escolas municipais, em tendas e até aplicação em residências de idosos com dificuldades de locomoção.
Conforme aponta a diretora de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Grécia Carolina Pessoni, a maior dificuldade seria de ordem dos recursos humanos. Ela explica que a demanda pela vacina deverá ser alta, assim a prefeitura já prepara credenciamento de profissionais para atuação durante o processo de imunização da população goianiense contra o coronavírus.
Além disso, o município também adquire insumos, como agulhas e seringas, para reforço. “Trocamos todas as geladeiras das unidades de saúde, com capacidade de 15 mil doses. Possuímos, ainda, câmaras frigoríferas capazes de armazenamento para receber as vacinas”, aponta Grécia Carolina Pessoni.
Ela afirma que tão logo tiver disponibilidade de uma possível nova vacina a imunização será imediata.
Eduardo Pinheiro
Do Mais Goiás | Em: 03/12/2020 às 12:12:43