Tenho trabalhado com pesquisa qualitativa para a iniciativa privada e também para avaliação da imagem de agentes políticos, em especial, chefes do Executivo. Nessa escrita quero falar com você leitor sobre a pesquisa qualitativa na perspectiva político-eleitoral e de como as imagens dos agentes políticos são formadas na percepção da população. Isto é, como as pessoas atribuem sentido às ações de homens e mulheres que exercem cargo eletivo até ao ponto de formarem imagens, e quando falamos em imagens de agentes públicos estamos falando na construção de atributos, valores e de como esses são percebidos pela população. A intenção dessas pesquisas é sobretudo, identificar mecanismos capazes de oferecer aos mandatários possibilidades na tomada de decisões que possam melhorar a vida das pessoas.
Durante a construção de um relatório de pesquisa transformamos palavras em atributos de imagens para uma melhor compreensão, isto porque a vida contemporânea é compreendida através das imagens. Somos uma sociedade da visualidade, das imagens, do ver e do ser visto. Essas imagens ganham ou perdem elementos em sua formação, de acordo com o movimento que é feito pelos mandatários. Vejamos um exemplo: entrevistou-se moradores de uma cidade cuja a principalmente queixa era o asfalto de péssima qualidade atestada pela quantidade assustadora de buracos nas ruas.
Do exemplo acima todo o sentimento de abandono, falta, mal zelo e desprezo da Administração com a cidade e seus moradores era absolutamente refletida na imagem (na pessoa) do prefeito, que na opinião dos moradores era o principal causador de toda aquela desordem nas ruas da cidade. Assim, a população atribui elementos negativos à atuação do prefeito (péssimo gestor, não liga para nós, nunca mais ganha eleição, estamos revoltados com ele, nos abandonou, estamos esquecidos, etc.) a partir dessas narrativas a pesquisa identificava uma imagem para o prefeito, mau gestor.
Outro tipo de imagem que surge nessas abordagens e contempla atributos e valores diferentes daqueles descritos acima é o que acontece quando analisamos a imagem pública do governador Ronaldo Caiado durante as ações para trazer vacinas contra a covid-19 (sars-cov-2) para a população de Goiás. Vejamos algumas das narrativas mais comuns àqueles que avaliam as ações do governador: herói, preocupado com a saúde das pessoas, grande político, não faz guerra pelo poder, pensa sempre nas pessoas, homem bom, diplomata, conhece a todos, governador sério, político honesto, estava em queda e soube aproveitar o momento, essa atitude dele diante da pandemia fez dele um herói do povo goiano.
Depreendendo do parágrafo acima, os elementos que estruturam a imagem de Caiado são positivos à sua atuação no cenário de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e assim, os principais atributos para sua imagem são de pai, herói, humano, realizador e empático frente à fragilidade em que se encontra todos nós.
Assim, as imagens do governador Ronaldo Caiado e de sua jornada em busca da vacina para o povo goiano simbolizam para a população os atributos de um líder preocupado com o bem-estar das pessoas e por isso essas imagens são imagens da retomada econômica, e o mais importante de todos os atributos, são imagens da esperança de dias melhores!
Jorge Lima
Do Mais Goiás | Em: 26/01/2021 às 21:03:21