O Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE-GO) declarou apoio ao cancelamento do carnaval no estado por conta da pandemia do coronavírus. Em nota, entidades dizem que a substituição dos feriados e manutenção das atividades comerciais são as únicas formas de mitigar os impactos causados pela Covid-19.
No texto, o Fórum afirma que reconhece a importância das medidas adotadas pelo governo estadual, com o objetivo de diminuir a velocidade da propagação do coronavírus na 2ª da Covid em Goiás. Segundo o FEE, “a ação é pautada pela ciência, pelas orientações dos profissionais da saúde e pela experiência de países que já enfrentaram etapas mais duras da pandemia”.
Ainda conforme a nota, “não há conflito entre a manutenção da saúde e a proteção da economia goiana”, já que “as empresas estão empenhadas no cumprimento de forma irrestrita das recomendações sanitárias, como a prática de higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel, uso de máscara e distanciamento, visando a saúde dos colaboradores e clientes”.
Por fim, o Fórum disse que a crise na saúde pública exige diálogo e a união de todos. “Quanto mais fortes forem esses elos, mais cedo estabeleceremos a normalidade. Com todos fazendo sua parte, venceremos a guerra contra a doença!”, conclui o texto.
Cancelamento do carnaval
Na última semana, o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou que Goiás não terá ponto facultativo no carnaval, entre os dias 15 e 16 de fevereiro. O chefe do executivo estadual lembrou que a data não é feriado nacional e que estados e municípios têm a prerrogativa de definir seus calendários.
“Estamos num crescimento da contaminação das pessoas pelo vírus e qualquer feriado alongado provoca, indiscutivelmente, um aumento da contaminação e uma sobrecarga nos hospitais”, disse.
Jessica Santos
Do Mais Goiás