Após publicação do edital na última semana, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) abriu, na última segunda-feira (15), as inscrições do vestibular para refugiados ou portadores de visto humanitário que residam no Brasil. As inscrições do processo seletivo deverão ser feitas exclusivamente pela internet e seguem até o dia 24 de fevereiro, com aplicação da prova prevista para o dia 21 de março.
Segundo a UEG, será reconhecido como portador de visto ou acolhido humanitário “pessoas que sejam oficialmente sem pátria ou sejam nacionais de qualquer país em situação de: instabilidade institucional grave ou iminente; conflito armado; calamidade de grande proporção; desastre ambiental; violação grave aos direitos humanos ou ao direito internacional humanitário”.
A instituição esclarece que se enquadram nesses grupos aqueles que tenham deixado seu país de origem pelos seguintes motivos:
devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas encontre-se fora de seu país de nacionalidade e não possa ou não queira acolher-se à proteção de tal país;
não tendo nacionalidade e estando fora do país onde antes teve sua residência habitual, não possa ou não queira regressar a ele, em função das circunstâncias descritas anteriormente;
devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outro país
Conforme o edital, 31 cursos de bacharelado, lincenciatura e superior tecnólogo são ofertados neste processo seletivo, em municípios como Goiânia, Iporá, Anápolis, Palmeiras de Goiás, Morrinhos, Trindade, Itumbiara, Aparecida de Goiânia, Uruaçu e outros.
Estão aptos a se inscrever no processo seletivo os candidatos que concluíram o Ensino Médio (ou equivalente) ou concluirão até o ato da matrícula. As inscrições serão realizadas gratuitamente entre os dias 15 e 24 de fevereiro, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.estudeconosco.ueg.br.
Ton Paulo
Do Mais Goiás