Incidência de doenças virais eleva procura por atendimento de urgência de Aparecida em 32%. Este ano, o município registrou 7.954 confirmações do total de 46 mil casos de dengue do estado e 18 das 331 confirmações de chicungunha em Goiás. Para desafogar as unidades de emergência, o município passa a realizar atendimento de suspeitas de dengue e síndromes gripais nas 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município a partir desta quarta-feira (29). Clique aqui e veja o endereço das unidades de saúde de Aparecida.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Flamboyant, Buriti Sereno, Brasicon, e os Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Nova Era e Colina Azul, tiveram um aumento de 2.350 atendimentos para 3.100 em uma semana, que corresponde ao crescimento de 32%.
Informações da pasta apontam ainda que 40% dos atendimentos do último fim de semana foram de pessoas de outros municípios, inclusive da Região Metropolitana de Goiânia. O fluxo fez com que a UPA Buriti Sereno, que fica próxima da região Sudoeste da capital, atingisse o pico de 700 atendimentos no último domingo (26). A média de atendimentos na unidade de saúde é de 400 pessoas por dia.
Unidades de Saúde em Aparecida realizam mais de 3,5 mil atendimentos em 24 horas
Na última segunda-feira (28), durante os plantões das UPAs e Cais do município, foram realizados 710 atendimentos na UPA Flamboyant, 815 na UPA Brasicon, 938 na UPA Buriti Sereno, 759 no Cais Nova Era e 416 no Cais Colina Azul totalizando 3.683 atendimentos em 24 horas. O superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde de Aparecida, Gustavo Assunção, alega que na noite da última segunda feira (27), haviam 39 médicos disponíveis nos plantões dessas unidades de saúde.
Segundo Gustavo, na UPA Brasicon haviam seis clínicos e dois pediatras atendendo; sete clínicos, dois pediatras e um ortopedista na UPA Buriti Sereno; seis clínicos, dois pediatras e um psiquiatra na UPA Flamboyant; três clínicos e dois pediatras no Cais Colina Azul e cinco clínicos e dois pediatras no Cais Nova Era.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia declarou, no último domingo (26), que todas as unidades de emergência do município estão com a escala de médicos completa, e que os atendimentos – cuja alta foi puxada por casos suspeitos de dengue – acontecem de acordo com prioridade clínica. A manifestação ocorreu depois que o Mais Goiás mostrou unidades de saúde lotadas de pacientes em busca de atendimento médico.
Um vídeo obtido pela reportagem, é possível ver o Cais Nova Era lotado de pessoas aguardando para serem atendidas, entre adultos, crianças e idosos. Conforme um paciente que estava atrás de atendimento, a lotação também acontece nas UPA Buriti, Flamboyant, Brasicon e o Cais Colina Azul.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) alegou que “a escala médica de todas as unidades de urgência do município está completa neste domingo, 26” e que um aumento na demanda foi registrado por conta da alta de casos suspeitos de dengue. A pasta afirmou ainda que “os números de profissionais escalados são superiores ao preconizado pelo Ministério da Saúde. Os atendimentos ocorrem conforme prioridade clínica”.