A Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) tem novo superintendente. Trata-se do delegado Francisco José da Silva Costa Júnior. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (4).
Francisco era titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva). Ele assume o lugar deixado por Deusny Aparecido, vago desde 13 de abril. Aparecido foi para a subsecretaria de Segurança Pública.
Já a Derfrva passa a ser comandada pela delegada Marcella Orçai.
CPI
A oposição ao governo na Assembleia Legislativa de Goiás tenta emplacar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar suposta interferência do Estado na Deccor. No entanto, encontra dificuldades para cumprir o requisito de 14 assinaturas.
A transferência da delegada titular, Erica Botrel, é apontada como um dos indícios de que haveria tal interferência. Botrel entrou no lugar de Rômulo Figueiredo. Na época, deputados de oposição também apontaram que a delegacia sofria pressão para investigar desafetos do governo e poupar aliados. Hoje o delegado titular da Deccor é Thiago Alexandre Martiniano da Silva.
Na ocasião, a Polícia Civil respondeu que tem feito reformas administrativas, sendo a Deccor uma das quais passou por mudanças.
“Essas alterações vêm ocorrendo desde janeiro, cuja finalidade é dar oxigenação às unidades especializadas do Estado e aumentar seu nível de produtividade no presente ano”, diz o comunicado.