O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para a região Sul de Goiás. O comunicado foi publicado no domingo (15) e é válido também para esta segunda-feira (16). O grau de severidade está descrito como amarelo, quando há perigo potencial.
A previsão do Instituto é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, há possibilidade de ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Apesar disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Municípios como Caldas Novas, Catalão, Buriti Alegre, Caiapônia, Edeia, Edealina, Bom Jesus de Goiás, Davinópolis e Doverlândia podem registrar tempestade até a manhã desta segunda-feira (16).
As instruções do Inmet incluem evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda em caso de rajadas de vento.
Frio em Goiás
Vale lembrar que o prognóstico para a semana é de queda nas temperaturas em razão de uma intensa massa de ar frio de origem polar, que deve chegar em Goiás na próxima quarta-feira (18).
A previsão é de ocorrência de geada. Alguns municípios de Goiás poderão ter temperaturas de 0° grau ou até mesmo temperaturas negativas, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo).