A partir desta quarta-feira (1º) começa a ser emitido o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento agora tem tradução em três idiomas e poderá ser substituído à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via.
Entre outras novidades, o novo documento permitirá que o condutor peça a impressão de nome social e filiação afetiva, se desejar.
A substituição da Carteira Nacional de Habilitação não é obrigatória e ocorrerá gradualmente para novas habilitações.
O verso conta com uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista pode dirigir. Também há informações sobre o exercício de atividade remunerada e possíveis restrições médicas.
Segundo o Detran (Departamento de Trânsito) de São Paulo, a taxa para emissão da nova carteira se mantém em R$ 116,50, que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).
Documento será substituído gradativamente. Nova CNH começa a valer nesta quarta (1º) em todo o país; veja o que muda
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (Foto: Divulgação)
Perguntas e respostas sobre a nova CNH:
Os condutores precisam fazer a troca pelo novo documento?
De acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), não há necessidade de troca imediata para o novo padrão. A substituição deverá ocorrer à medida em que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via.
O que acontece com a CNH atual?
A entrada em vigor da nova CNH não invalida os documentos atuais, que continuam valendo em todo o Brasil até sua data de validade.
Como será o novo modelo?
A nova CNH terá elementos gráficos para evitar falsificação e fraudes. Além disso, a primeira coluna terá a categoria da habilitação, seguida por uma figura do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo, além de informações sobre exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.
O documento também vai apontar se o motorista tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra “P”, ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra “D”.
Em quais idiomas a nova CNH será traduzida?
A nova versão apresenta tradução em português, inglês e espanhol.
Quando se deve solicitar o novo documento?
A resolução do Contran estabelece que o novo documento só será expedido nas seguintes situações:
Na obtenção da permissão para dirigir (PPD), com validade de 1 ano;
Na substituição da PPD pela CNH definitiva, ao término do prazo de validade de 1 ano;
No caso de adição de categoria;
Na solicitação de emissão da versão física da CNH;
Quando houver reabilitação do condutor;
Se houver alteração de algum dos dados impressos na CNH;
Na substituição do documento de habilitação estrangeira.