Anápolis não tem nenhum leito de UTI-COVID pela rede pública atualmente. Pacientes que se contaminam na cidade e necessitam do leito, precisam ser transferidos para outras cidades no interior do estado.
De acordo com o Complexo Regulador Estadual (CRE-SES), a cidade mais próxima com leitos disponíveis é Nerópolis (32km). A reportagem mostrou nesta terça-feira (7) o drama da família de uma idosa de 83 anos que esperava uma vaga mais perto de casa.
Maria Rosa Ventura, 83, foi diagnosticada com covid-19 e aguardava um leito de UTI na rede estadual. Ela estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Anápolis há mais de uma semana. Após a reportagem, a vaga saiu para Nerópolis.
Respostas
Questionados sobre a necessidade de ter leitos em Anápolis, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) disse que em um momento crítico da pandemia, a cidade chegou a ofertar leitos para cidadãos anapolinos, mas que agora por conta da baixa procura voltou a responsabilidade para o CRE-SES.
Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não respondeu os questionamentos da reportagem quanto à necessidade de leitos na cidade.
A direção do Hospital Estadual Dr Henrique Santillo (Heana) informou que não possui atualmente leitos específicos voltados a pacientes com diagnóstico positivo ou suspeita para COVID-19.
Disse ainda que em caso de suspeita ou confirmação para a doença, a unidade dispõe de leitos de isolamento no pronto-socorro, na enfermaria e na UTI.
Cenário Pandêmico
Dados disponíveis no portal de indicadores do Governo Estadual apontam que 66% dos leitos de UTI-Covid estão ocupados. Recentemente a SES-GO, anunciou o acréscimo de 101 leitos na rede estadual para pacientes com Covid-19 – 66 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 35 de enfermaria (nenhum deles para Anápolis).
Serão 20 novas vagas de UTI Covid em unidades da rede estadual em Itumbiara, 20 em Uruaçu, 16 em Goiânia e 10 em Nerópolis. Já os leitos de enfermaria para o tratamento da doença terão acréscimo de 15 novas vagas em Nerópolis, 10 em Goiânia e 10 em Uruaçu.