Um boletim atualizado divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na tarde desta segunda-feira (16) revela o primeiro caso confirmado da varíola dos macacos em Anápolis. O painel ainda mostra que seis casos estão sob investigação no município.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa), os pacientes que apresentaram sintomas já se encontram em isolamento familiar à espera do resultado que pode ou não confirmar a doença.
A pasta ainda informou que desde julho, os fluxos em unidades hospitalares e de urgência e emergência têm sido monitorados de perto.
Em Goiás o número de casos da varíola deu um salto no início desta semana, de 60 casos confirmados no último boletim, o estado divulgou 56 novos casos confirmados nesta segunda, sendo duas pacientes mulheres entre as infectadas. Até então, apenas homens teriam se contaminado em Goiás.
O total de 116 infectados liga um alerta para a população que sob orientação da SES precisa se prevenir sem criar pânico.
Modo de transmissão segundo a SES:
Através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados)
Medidas de prevenção:
-Através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados).
-Evitar contatos próximos com pessoas com suspeita ou confirmadas de Monkeypox;
-Evitar contato íntimo (beijar, abraçar e contato pele com pele com pessoas com lesões/feridas) na pele;
-Usar máscara em ambientes (abertos/fechados) com aglomeração de pessoas;
-Não compartilhar objetos pessoais: toalhas, roupas de cama, copos, objetos sexuais e outros.