Offline
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/9f22fe65968d79b6f45efc1523e4c4aa.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/113401/slider/80a574611830c0240c40e4d3d91929b3.png
Varíola dos macacos pode causar inflamação no cérebro e danos neurológicos, diz estudo
Últimas Notícias
Publicado em 12/09/2022

Um novo estudo conduzido por pesquisadores de várias instituições de saúde do Reino Unido, incluindo a Queen Mary University of Medicine, e publicado na revista científica eClinicalMedicine, aponta que a infecção pelo vírus moneypox, que causa a varíola dos macacos, pode provocar inflamação no cérebro e danos neurológicos.

 

Já havia relatos históricos de complicações neurológicas em pessoas infectadas com o vírus da varíola. Os pesquisadores buscaram entender se o moneypox também era capaz de provocar tais condições. Para isso, eles analisaram todas as evidências anteriores à atual pandemia de varíola dos macacos de problemas neurológicos ou psiquiátricos em pessoas com infecção por varíola dos macacos.

 

Uma pequena, mas notável proporção de pessoas (de 2% a 3%) com varíola dos macacos ficou muito doente e desenvolveu sérios problemas neurológicos, incluindo convulsões e encefalite (inflamação do cérebro que pode causar incapacidade a longo prazo). Os cientistas também notaram que casos de confusão mental ocorreram em um número semelhante de pessoas. Estes números são baseados em alguns estudos com poucos participantes, ponderam os autores do estudo.

 

Além dos graves e raros problemas cerebrais, foram encontradas evidências de um grupo mais amplo de pessoas com varíola dos macacos que apresentavam sintomas neurológicos mais comuns, incluindo dor de cabeça, dores musculares e fadiga. Ao analisar os estudos, não ficou claro quão graves eram esses sintomas e quanto tempo duraram. Também não ficou claro quantas pessoas com varíola dos macacos tiveram problemas psiquiátricos — como ansiedade e depressão — já que poucos estudos analisaram isso. Daqueles que o fizeram, o humor deprimido foi frequentemente relatado.

Agência O Globo

Comentários
Comentário enviado com sucesso!