Verdade ou mito? Segurar espirro pode causar AVC? Há quem afirme que reprimir um espirro faz mal e pode causar o entupimento de uma veia no coração e resultar até em morte. Será que essa crença é exagerada ou infundada? Primero: Cientistas estimam que um espirro, quando acontece de forma completa e vigorosa – aqueles que você sente até o nariz desentupir -, pode atingir uma velocidade de até 160 km/h. A função principal do espirro é eliminar partículas irritantes que afetam o sistema respiratório, como quando sentimos um cheiro de perfume forte ou poeira entrando em nosso nariz.
No entanto, ao tentar segurar o espirro fechando a boca e o nariz, a alta velocidade do espirro é retida, criando uma pressão significativa dentro do nosso corpo, que pode causar danos a várias partes do organismo. Isso pode resultar em lesões nos tímpanos, fraturas de costelas em pessoas com osteoporose e, em casos de pessoas predispostas, até mesmo um acidente vascular cerebral (AVC).
Em 2018, o periódico científico British Medical Journal reportou um caso raro ocorrido com um homem de 34 anos, na cidade inglesa de Leicester. Ao tentar segurar um espirro forte, ele rompeu a traqueia e não só ficou com problemas na fala, como também para engolir e permaneceu internado por uma semana recebendo alimentação via tubo, até se recuperar.
Vale ressaltar que segurar a tosse também não é bom, pois impede a eliminação de muco, microrganismos e agentes irritantes, como fumaça e gases.