Na noite deste sábado (13), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pronunciamento ao vivo condenando o atentado contra seu rival nas eleições de 5 de novembro, o ex-presidente Donald Trump. O incidente ocorreu durante um comício em Butler, Pensilvânia, onde tiros foram disparados, ferindo levemente Trump e resultando em uma fatalidade na plateia.
“Não há lugar nos Estados Unidos da América para esse tipo de violência. É doentio, é doentio. É uma das razões pelas quais temos que unir este país. Não podemos permitir que isso aconteça”, disse Biden. Ele enfatizou a necessidade de condenar a violência política: “O comício de Trump foi um comício que ele deveria ter sido capaz de conduzir pacificamente. Mas a ideia de que existe violência política ou violência como esta na América é simplesmente inédita, simplesmente não é apropriada. Todos devem condená-lo.”
Biden também mencionou que tentou se comunicar com Trump, mas ainda não conseguiu contatá-lo.
O promotor distrital do condado de Butler, Richard Goldinger, informou que o suspeito, descrito como o “atirador” responsável pelo atentado, foi abatido pelo Serviço Secreto. Além do atirador, uma pessoa da plateia foi morta e outra está em estado grave.
Steven Cheung, porta-voz de Trump, informou que o ex-presidente está seguro e sendo examinado em um centro médico local. “O presidente Trump agradece às autoridades e aos socorristas pela sua ação rápida durante este ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes virão”, disse Cheung.