O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com ministros na noite de domingo (4), logo após sua chegada a Santiago, no Chile, para alinhar os discursos e acordos que serão tratados durante a visita oficial. A convocação surpreendeu alguns ministros, que tiveram que interromper um jantar em um restaurante local para retornar ao hotel. Entre os presentes estavam Nísia Trindade (Saúde), Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Laércio Portela (Secom).
A reunião, conforme apurado pela coluna, visava preparar a comitiva para as agendas oficiais desta segunda-feira (5), o primeiro dia da visita de Lula ao Chile. O compromisso principal será o encontro com o presidente chileno, Gabriel Boric, no Palácio de la Moneda. Após a reunião, está prevista a assinatura de acordos bilaterais e um almoço com a presença de ministros dos dois países.
O presidente brasileiro embarcou para Santiago diretamente de São Paulo, onde passou parte do fim de semana. Apenas alguns ministros viajaram com ele no mesmo avião; a maioria seguiu em uma aeronave da FAB, que partiu de Brasília. Lula pousou em Santiago às 19h41, horário local (20h41 em Brasília), e chegou ao hotel The Ritz-Carlton por volta das 20h30 (21h30 no Brasil). Na chegada, ele não conversou com a imprensa e seguiu diretamente para o quarto.
A comitiva presidencial inclui 14 ministros, mas a primeira-dama Janja não acompanhou Lula na viagem. O Palácio do Planalto não informou o motivo de sua ausência.
Ministros que Acompanham Lula no Chile:
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores
Márcio França, ministro do Empreendedorismo
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social
Nísia Trindade, ministra da Saúde
Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação
Silvio Almeida, ministro de Direitos Humanos
Marco Amaro, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
Laércio Portela, ministro interino da Secom
Celso Sabino, ministro do Turismo
Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia