O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou seu apoio à posição do Brasil em estimular o diálogo entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição na Venezuela, em uma conversa telefônica nesta segunda-feira (5) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O diálogo foi motivado pelas recentes eleições venezuelanas, ocorridas em 28 de julho.
Macron elogiou a atitude de Brasil, Colômbia e México, que emitiram uma declaração conjunta na última quinta-feira, solicitando uma resolução institucional para o impasse eleitoral venezuelano. Lula, por sua vez, reafirmou o compromisso do Brasil com a busca de uma solução pacífica que respeite a soberania do povo venezuelano.
Durante o telefonema, Lula também agradeceu Macron pela acolhida da delegação brasileira e da primeira-dama Janja da Silva na França, onde ocorrerão os Jogos Olímpicos de 2024. Atualmente, Lula encontra-se em Santiago, no Chile, onde participa de visitas de Estado e da assinatura de acordos bilaterais.
A Venezuela vive um momento crucial, com o Tribunal Supremo de Justiça exigindo que o Conselho Nacional Eleitoral apresente as atas eleitorais por mesa de votação, uma demanda que visa garantir maior transparência no processo eleitoral recentemente contestado.