O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu nesta quarta-feira (14/8) um novo mandado de prisão contra os jornalistas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, que estão foragidos e vivendo no exterior. O mandado foi emitido a pedido da Polícia Federal (PF), que investiga ambos por ameaças públicas a membros da corporação.
Oswaldo Eustáquio também é investigado por corrupção de menores, após usar o perfil da filha menor de idade na rede X (antigo Twitter) para disseminar críticas ao ministro.
A operação da PF, que incluiu buscas na residência da esposa de Eustáquio, Sandra Mara Volf Pedro Eustáquio, no Lago Sul, em Brasília, aconteceu menos de 24 horas após o empresário Elon Musk divulgar uma decisão sigilosa de Moraes, que também envolvia o bloqueio dos perfis de Sandra Mara e da filha no X, além do congelamento das contas bancárias da jovem de 16 anos.
Oswaldo Eustáquio, que tem sua prisão decretada desde 2022 no inquérito dos atos antidemocráticos, vive atualmente na Espanha, onde solicitou proteção internacional. Em sua defesa, ele alega que seus filhos foram alvos de tentativas de sequestro no Brasil.