O bilionário Elon Musk intensificou suas críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsabilizando-o pelo encerramento das operações do X (antigo Twitter) no Brasil. A decisão de suspender as atividades da plataforma no país foi anunciada neste sábado (17/8).
Musk usou o X para justificar a medida: “Devido às exigências da ‘Justiça’ de Alexandre de Moraes no Brasil, que nos obrigariam a violar (em segredo) as leis brasileiras, argentinas, americanas e internacionais, o X não tem escolha a não ser fechar nossas operações locais no Brasil”, escreveu o empresário. Ele também atacou o ministro, afirmando que Moraes “é uma vergonha total para a Justiça”.
A decisão veio após Moraes, na última terça-feira (13/8), ordenar o bloqueio de oito contas na rede social, incluindo a do senador Marcos do Val (Podemos). Em um comunicado divulgado anteriormente, a plataforma alegou que a principal razão para o encerramento das atividades no Brasil foram as ameaças de prisão feitas pelo ministro contra representantes legais da empresa no país. “Na noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura”, afirmou o X.