Na manhã desta terça-feira (20/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu para um café da manhã com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O encontro, que ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, não foi registrado na agenda oficial de Lula.
De acordo com informações apuradas, a reunião teve como principal pauta a discussão sobre as emendas parlamentares impositivas, cuja suspensão foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, em decisão referendada por outros dez ministros da Corte na última sexta-feira (16/8).
O encontro entre Lula e Pacheco antecedeu um almoço convocado pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, para discutir o mesmo tema. Além de Pacheco, o almoço contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e foi realizado na sede do Supremo.
Arthur Lira, por sua vez, também se reuniu com o presidente Lula antes do almoço. A reunião ocorreu na noite de segunda-feira (19/8), no Palácio do Planalto, mas, assim como o café da manhã com Pacheco, o encontro não foi registrado na agenda oficial de Lula.
As reuniões fora da agenda oficial indicam a sensibilidade do tema e a tentativa de negociação entre os Poderes para encontrar uma solução diante da crise gerada pela suspensão das emendas parlamentares, que têm grande impacto na relação entre o Executivo e o Legislativo.