A advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF) Alexandre de Moraes, utilizou um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) na semana passada, em companhia de ministros do governo Lula. Viviane viajou de Brasília para São Paulo na noite de quinta-feira (15/8) em uma aeronave oficial, compartilhada pelas comitivas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do Ministério da Defesa. A informação é do jornal Metrópoles.
O voo transportou 11 passageiros, incluindo figuras de destaque como a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o ministro do STF Gilmar Mendes e sua esposa, Guiomar Mendes. No entanto, o nome de Alexandre de Moraes não constava na lista de passageiros; somente sua esposa viajou na aeronave da FAB, evitando assim o trânsito nas áreas comuns dos aeroportos, como ocorre em voos comerciais.
Normalmente, os passageiros que utilizam voos da FAB embarcam em uma área reservada na Base Aérea de Brasília, e o desembarque em São Paulo ocorre em um espaço exclusivo para autoridades.
Quando questionado, o ministro Moraes não respondeu. Já a assessoria de Haddad afirmou que a esposa de Moraes não integrava a comitiva da Fazenda, destacando que o voo era compartilhado com o Ministério da Defesa.