Israel confirmou nesta quinta-feira (17) que matou Yahya Sinwar, o líder do Hamas e apontado como o mentor do ataque de 7 de outubro de 2023. Sinwar, considerado o homem mais procurado pela ofensiva israelense na Faixa de Gaza, foi eliminado em uma operação das Forças de Defesa de Israel (IDF) no sul do território controlado pelo Hamas. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, e divulgada também pelas IDF nas redes sociais.
Katz afirmou que a morte de Sinwar abre uma possibilidade para a libertação imediata dos 101 reféns que ainda estão sob o controle do Hamas. Ele destacou que essa ação representa uma vitória militar e moral para Israel e para o “mundo livre” contra o “eixo maligno do islamismo extremo liderado pelo Irã”. Katz pediu apoio internacional para que Israel continue avançando em seus objetivos de eliminar o controle do Hamas sobre Gaza e seu vínculo com o Irã.
As Forças de Defesa de Israel também ressaltaram a importância da operação, lembrando que Yahya Sinwar foi o responsável pelo planejamento e execução do ataque de 7 de outubro, que resultou em inúmeros assassinatos e sequestros de israelenses.