Após a pesquisa Quaest apontar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito para vencer as eleições de 2026 em diversos cenários de segundo turno, o coach Pablo Marçal (PRTB) reagiu ironizando os resultados. Em uma publicação nas redes sociais, Marçal desafiou os números e afirmou: “Mas o Lule [sic] não vence nós três juntos…”, referindo-se a si mesmo, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A pesquisa mostrou Lula vencendo Bolsonaro com 51% contra 35%, e derrotando Tarcísio por 52% a 26%. Outros cenários incluem Pablo Marçal e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que também aparecem bem atrás do petista. Apesar do suposto favoritismo, Lula é visto como a única opção forte da esquerda para 2026, o que levanta preocupações sobre sua capacidade de disputar o pleito, principalmente após a recente internação às pressas.
Nesta semana, Lula passou por três procedimentos médicos no cérebro para drenar um coágulo causado por uma hemorragia intracraniana. Embora os médicos tenham afirmado que o presidente está “neurologicamente perfeito”, o episódio reacendeu debates sobre a viabilidade de sua candidatura para mais um mandato. Aos 78 anos, a saúde do petista pode se tornar um fator decisivo na disputa eleitoral.