A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) investiga o desmatamento de uma mata virgem em Vila Propício, a 190 quilômetros de Goiânia. De acordo com a Polícia Civil (PC), o local atingido tem 30 hectares.
A delegada à frente das investigações, Lara Menezes, o local foi desmatado com um sistema conhecido como correntão. Nele, a ponta de um cabo de aço é amarrado na ponta de um tratar e a outra em um segundo veículo. Com isso, é capaz de levar toda a vegetação. “É um jeito mais barato e mais rápido para se fazer em desmatamento, mas também é um jeito mais difícil de identificar quais espécies foram derrubadas”, pontua.
O proprietário do imóvel foi identificado, mas não estava no local. Segundo a delegada, não foi apresentada nenhuma licença ambiental para a realização do ato. Além disso, Lara ressalta que o desmatamento atingiu uma área de preservação ambiental.
Um inquérito policial será aberto para investigar qual a finalidade era se esperada com o dano e o responsável responderá por crime ambiental.
Aço utilizado para ajudar no processo de correntão (Foto: divulgação/PC)
Motosserra apreendida no local (Foto: divulgação/PC)
Da Redação
Do Mais Goiás | Em: 14/05/2020 às 18:08:16